Acostumada a conviver com a política desde muito pequena, Michelli Veneziani, pode ser considerada atualmente a principal referência política feminina do Litoral Norte.
Filha do ex- prefeito de Caraguatatuba, por quatro mandatos, Antonio Carlos da Silva, e esposa do atual prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, ela ocupa atualmente uma cadeira na Executiva Estadual do PSDB, sendo a primeira mulher e agente política da história do Litoral Norte a ter esta importante representatividade dentro do partido.
Empresária, do ramo de Assessoria Administrativa Financeira, trabalha ativamente na administração dos negócios da família. Michelli é formada em Economia pela PUC-SP, Pós Graduada, MBA em Gestão Executiva pela Fundação Getúlio Vargas, e Universidade de Tampa (EUA), Técnica em Gestão Financeira.
Em 2018, pela primeira vez, Michelli foi candidata à deputada estadual e conquistou cerca de 40 mil votos. Apesar de não ter sido eleita, ela se tornou a mulher com o maior número de eleitores nas quatro cidades do Litoral Norte e, com isso, se transformou na mulher com maior engajamento da região.
“Depois da campanha eleitoral decidi que posso ajudar e fazer com que outras mulheres se engajem para garantir e ampliar nosso espaço na política”, disse Michelli.
Como primeira-dama de São Sebastião, foi presidente do Fundo Social da cidade por dois anos e, até hoje, dedica-se como uma das voluntárias mais ativas da instituição.
“Acredito na importância da elaboração de políticas públicas para transformar a vida das pessoas e todos os dias penso que podemos sempre fazer um pouco mais”, completou.
Social
Durante o período em que foi presidente do Fundo Social foram implantados importantes projetos que visam resgatar a dignidade das famílias e promover a geração de renda rápida.
Michelli criou o primeiro Polo de Capacitação do Fundo Social, com a Escola da Beleza, Padaria Artesanal e Escola da Moda. Além dos programas Horta Educativa, Mutirão Amigos da Escola, Escolinha de Futebol gratuita “Meninos da Vila”, projeto Mais Vida, para os idosos, Amigos do Bem. Ela realizou também, por três vezes consecutivas, os Jogos Regionais dos Idosos (JORI), criou o projeto pioneiro Ação em Família, que leva os serviços públicos para perto da comunidade.
A frente da coordenação de toda área social de São Sebastião, Michelli, aprimorou políticas públicas de respeito e valorização da mulher, criou a Casa Poderosa, que oferece serviços como assistência médica, ginecológica, psicológica, social e jurídica, além de cursos de capacitação profissional. No espaço também são realizadas ações em parceria com o Fundo Social, Fundação de Saúde Pública, Secretaria de Saúde, Segurança Urbana, Coordenadoria da Mulher e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Recentemente, Michelli modernizou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico da cidade, onde implementou um aplicativo da assistência social. A ferramenta reúne todos os serviços sociais disponíveis em São Sebastião, garantindo assim o cruzamento de dados e o acesso remoto facilitado a todos os cidadãos.
Um dos destaques do programa é o “Botão do Pânico”, o primeiro aplicativo municipal do país, de proteção às mulheres vítimas de violência, que ao ser acionado direciona a viatura da Guarda Civil Municipal, que estiver mais próxima ao local da ocorrência, para defesa e proteção da mulher.
Agora São Elas
Michelli também é a idealizadora do projeto “Agora São Elas” que tem como principal objetivo ampliar a participação das mulheres na política e garantir a representatividade feminina nas quatro cidades. “Se nós, mulheres, nos unirmos certamente iremos fortalecer a representatividade feminina em todo o litoral norte. Acredito na força da mulher e na determinação temos quando queremos conquistar algo. Não tenho dúvidas de que com um trabalho sério e organizado ampliaremos o número de vereadoras em todo o Litoral Norte”, finalizou.